O pastor Teofilo Hayashi, líder do movimento Dunamis e da Zion Church, expressou preocupações sobre o crescimento dos evangélicos no Brasil, alertando para o risco de um aumento quantitativo sem qualidade, resultando em cristãos nominais.


Em um vídeo publicado no Instagram após participar do evento “Parlatório”, onde se reuniu com líderes da juventude cristã para discutir o cristianismo no país, Teofilo destacou a previsão de que, até 2032, o Brasil terá uma maioria evangélica pela primeira vez na história, com 51% da população.

Apesar desse crescimento, Teofilo observou que muitos estão se tornando evangélicos nominais, comparando a situação à Igreja Católica nas décadas de 1980 e 1990, onde muitos se identificavam como católicos, mas não eram praticantes. Ele também destacou um estudo do Datafolha que mostra o aumento do número de jovens sem religião, especialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Esses jovens, com idades entre 16 e 22 anos, frequentemente vêm de lares cristãos, mas afirmam não ter fé.


Teofilo enfatizou que, embora o crescimento numérico dos evangélicos seja significativo, há um declínio na qualidade da fé. Ele ressaltou a necessidade de um despertar espiritual na Igreja brasileira para evitar que esse crescimento resulte em um aumento do esfriamento da fé e para impedir que o Brasil se torne um país pós-cristão.

O pastor chamou os cristãos à responsabilidade de buscar um avivamento genuíno, orientado pelo Espírito Santo, e de promover um crescimento na fé madura, especialmente entre as novas gerações. Ele enfatizou a importância de ensinar a Bíblia, mas também destacou a necessidade de proporcionar encontros com a presença de Deus para as gerações mais jovens. Teofilo expressou o desejo de que a geração Z e as gerações futuras experimentem um mover espontâneo e massivo do Espírito Santo em nível nacional.

Fonte: Gospel Prime