A cantora e pastora Ludmila Ferber morreu na noite da última quarta-feira, 26 de janeiro, aos 56 anos, após quatro anos de luta contra o câncer, inicialmente diagnosticado no pulmão e que evoluiu para uma metástase no fígado e ossos.

Ao longo do tratamento, Ludmila recebeu a notícia dos médicos de que seu tempo de vira era curto, entre seis meses e um ano de vida, e sempre que podia ela destacava que acreditava que Deus a sustentava viva.

Enquanto lutava contra o câncer e já fragilizada por conta das medicações, ela foi diagnosticada com covid-19 em maio de 2021, e se submeteu a um tratamento com remédios prescritos por seus médicos, de maneira precoce, o que permitiu a ela superar e testemunhar nas redes sociais.

Em março do ano passado, porém, Ludmila Ferber comunicou uma complicação em seu estado de saúde: “Por conta do aumento das células cancerígenas no fígado, precisei suspender totalmente a quimioterapia que estava tomando já há dois anos, e buscar um novo tratamento […] Enfim, para a glória de Deus, eis me aqui neste primeiro dia de uma nova experiência lutando contra o câncer, e crendo e declarando a vitória sobre este gigante! Afinal, Deus vem operando maravilhas em todos os dias desta jornada”.

Em todo esse período, Ludmila Ferber usou as redes sociais como um canal de compartilhamento de sua fé e perseverança. Em uma delas, de julho de 2020, a cantora e pastora afirmou que diante da adversidade, escolheu aproveitar ao máximo seu tempo de vida:

“Exames de tomografia. Rotina bimensal. Isaías 53. Rotina diária. ‘Pelas Suas pisaduras eu fui curada’. Declaração de fé incessante. E mesmo elaborando as emoções que vêm, tomo a decisão de escolher a Palavra. E de escolher viver. E viver o melhor e o máximo que o melhor de cada dia me oferece. E você?”, questionou.

Homenagens

A amiga pessoal, cantora Fernanda Brum, usou as redes sociais para escrever uma longa homenagem: “Meu amor, minha dor, minhas orações, minhas lágrimas, meu grito da alma, minha saudade… pastora Ludmila Ferber, Mila, minha amiga, meu coração…”, introduziu.

“Você foi, você é, nossa amizade, seu ministério… São tantas histórias e lembranças que não cabem num post, numa foto. Temos uma vida e um legado. Eu amo você, o que você deixou de aprendizado. Sua vida foi exemplo e esperança”, acrescentou.

Fernanda Brum disse também orar para que Deus “console, conforte, constranja em amor todos que compartilharam algo com a Mila”, e acrescentou que sua esperança mora na promessa bíblica: “Nos encontraremos na eternidade e ela verá os frutos de tudo que plantou! Amor e lágrimas, gratidão… até breve e não adeus”.